Uniformes com cores diferentes das bandeiras das seleções


Quem nunca notou que algumas seleções utilizam uniformes que não apresentam nenhuma relação com as cores de suas bandeiras? Aqui serão listados alguns dos exemplos mais marcantes.


Alemanha: a Alemanha joga de branco, tendo as cores vermelho, amarelo e preto em sua bandeira. Quando a seleção nacional foi criada, em 1908, a bandeira do Império Alemão tinha as cores branca, vermelha e preta. Em 1919, o amarelo substitui o branco na chamada "República de Weimar". Com o nazismo no poder, o branco retornou à bandeira. Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ocupada usava as cores azul, vermelha e branca em sua bandeira. Após a divisão em dois países, ambas metades - Ocidental e Oriental - voltaram a usar as cores vermelha, amarela e preta em suas bandeiras. Após a reunificação, a bandeira oficial passou a ser a bandeira da Alemanha Ocidental, mas, mantendo a tradição, a seleção nacional continuou a usar as cores da bandeira do Império Alemão em seu uniforme principal. A Alemanha Ocidental já usou um uniforme reserva na cor verde, pois eram as cores da Federação Alemã de Futebol. A camisa reserva da atual Alemanha já foi cinza, e outrora vermelha, sendo agora preta. A Alemanha Oriental usava uniforme azul e branco.



Itália: a seleção da velha bota joga com sua mística camisa azul e short branco, sem nenhuma relação a bandeira. Os Azurri, assim chamados seus jogadores, utilizam as cores da casa de Sabóia, de Vittorio Emanuelle (Rei da Unificação Italiana). O reino da Itália foi proclamado em 1861.



                                                      Vittorio Emanuelle


Holanda: os Países Baixos utilizam a sua bela camisa laranja, e não o vermelho, branco e azul de sua bandeira. O laranja é uma referência à dinastia de Guilherme de Orange-Nassau que governou as Províncias Unidas no seu apogeu. Foi ele quem criou a bandeira tricolor dos Paises Baixos, a “bandeira do príncipe”, que era composta pelas cores: laranja, branco e azul. A parte laranja foi substituída pelo vermelho durante a ocupação francesa em 1800. Porem, há uma outra versão pra essa mudança, segundo a  qual o vermelho seria mais visível no mar.

                                                                              Príncipe Guilherme de Orange-Nassau     


Japão: enquanto a bandeira japonesa representa o sol nascente, vermelho, sobre um fundo branco, os "Samurais Azuis" da Seleção japonesa de futebol vestem esta cor por superstição. Tudo começou nos jogos Olímpicos de Berlim 1936, quando os nipônicos usaram o azul em seu uniforme e se saíram bem, vencendo a partida contra a Suécia. Azul do Japão é a cor de federação, em homenagem ao Oceano Pacífico.





Austrália: o uniforme da Austrália é verde e amarelo porque são as cores da folhagem da árvore Golden Wattle - símbolo nacional australiano. A árvore é muito comum na paisagem australiana e suas cores são utilizadas em diversos lugares (brasões, flamulas, etc). Essa árvore é tão famosa e importante para eles que no dia 1 de setembro é comemorado o wattle day!


                                         Árvore Golden Wattle


Eslovênia: existem duas teorias sobre a Eslovênia usar o verde em suas camisas de futebol. A primeira indica que o verde vem da cor da bandeira da capital Ljubliana e do dragão, que simboliza a cidade e, por tabela, o país. A segunda diz que apesar das cores do país serem azul, vermelho e branco, a Eslovênia adotou o verde como cor de sua seleção, para se diferenciar dos países vizinhos (que adotaram as cores azul, vermelha e branca) e também para homenagear sua geografia, pois 40% do país está nas montanhas e planaltos.



                                                           Bandeira da capital Ljubliana


Nova Zelândia: a Nova Zelândia joga de branco e preto porque estas são as cores nacionais do país, embora a bandeira ainda seja vermelha, azul e branca. Existe um debate na Nova Zelândia para adotar uma nova bandeira que não seja tão parecida com a da Austrália, nem remeta ao Reino Unido. A bandeira alternativa da Nova Zelândia mais utilizada é justamente branca e preta.






COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Uniformes com cores diferentes das bandeiras das seleções"

Postar um comentário